Frigorífico instalado em Humaitá tem capacidade para abater 300 bois por dia

0
943
Foto: Bruno Zanard – Secom

Inaugurado na segunda-feira (20), com a presença do governador Wilson Lima, o Frigorifico Amazônia poderá produzir até 76.500 quilos/dia de carne inspecionada. O empreendimento é certificado pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), concedido pela Sepror, por meio da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf).
O município, que já possui dois abatedouros passa a contar com o primeiro frigorifico com Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Isso abrirá o mercado para o escoamento de produtos para todo o Amazonas, fato importante, já que cerca de 30% da carne consumida no Estado é de origem da produção local, segundo dados do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDFESAM).
A instalação do SIE no Frigorífico Amazonas, vem sendo considerado pelos empresários do setor como uma excelente estratégica, uma vez que ocorre próximo a fornecedores de insumos para pecuária e também dos maiores rebanhos do Amazonas (Apuí, Lábrea e Matupí), além de fazer divisa com um dos estados que mais cresce na pecuária, Rondônia.
“O sul do Amazonas é uma área de grande desenvolvimento econômico. Nos próximos meses, nós estamos incluindo a região no bloco I (junto ao Ministério da Agricultura) para ficar livre da vacinação de febre aftosa, o que dará condição aos pecuaristas de exportar suas produções para outros estados do Brasil e para a China e Europa”, ressaltou Wilson Lima.
Com 20.730 cabeças de gado, Humaitá destaca-se como a 12ª maior em rebanho no Amazonas, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

O prefeito Herivaneo Seixas entregou durante o Álvara de Funcionamento do frigorífico – Foto: Folha da Mangaba

Fonte: Folha da Mangaba.com