Mais 1.776 casos de sarampo confirmados no Amazonas; no Brasil ultrapassa 2 mil

0
169

Até o dia 15 de outubro, 1.776 casos de sarampo foram identificados no Amazonas. Esse alto índices da doença também ocorre em Roraima, onde 330 casos foram confirmados. Juntos, os estados contabilizam ainda 7.894 casos em investigação. No Brasil, a doença já atingiu 2.192 pessoas, segundo dados divulgados esta semana pelo Ministério da Saúde.
Casos isolados de sarampo, segundo a pasta, foram registrados em São Paulo (3), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (37), em Rondônia (2), em Pernambuco (4), no Pará (17), no Distrito Federal (1) e em Sergipe (4).
Ainda de acordo com o ministério, até o momento, 12 mortes pela doença foram confirmadas no país, sendo quatro em Roraima, seis no Amazonas e duas no Pará.
Imunização
O Ministério da Saúde informou que, de janeiro a outubro deste ano, enviou um quantitativo de 13,2 milhões de doses da vacina tríplice viral – que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola – para Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal.
O objetivo, segundo a pasta, é atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio, intensificação e campanha de vacinação para prevenção de novos casos de sarampo.
Por meio de nota, o ministério informou que todos as unidades federativas, com exceção do Distrito Federal, alcançaram a meta de 95% de cobertura vacinal contra a doença.

Fonte: Agência Brasil