PROUNI 2017/1 abre inscrições com 214.110 bolsas de estudo integrais e parciais

prouni1
As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2017, iniciaram hoje (31) e segue até sexta-feira, 3 de fevereiro, exclusivamente pela internet e sem qualquer custo.
Criado em 2004, o ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Nesta edição, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. O número é o maior desde a criação do programa e representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram disponibilizadas 203.602 bolsas.
Segundo o MEC, a expectativa é atender estudantes em 798 mantenedoras e mais de mil instituições de ensino superior. Em 12 anos de existência, o ProUni já atendeu mais de 1,9 milhão de estudantes, sendo 70% com bolsas integrais.
Poderão se inscrever candidatos brasileiros não portadores de diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cursado o ensino médio completo em escola de rede pública ou em colégio particular na condição de bolsista integral.
Os estudantes que cursaram o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, também poderão participar do ProUni 2017/1.
Há também o critério de renda que irá definir se o estudante pode concorrer entre bolsas integrais ou parciais.
Bolsa Integral: as bolsas integrais são concedidas para estudantes com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.405,50) por pessoa.
Bolsa Parcial: os participantes com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811) por pessoa têm direito ao desconto de 50% nas mensalidades.
Ao se cadastrarem, os estudantes precisam informar número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016, endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar e até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
A lista de candidatos pré-selecionados em primeira chamada será publicada em 6 de fevereiro. Eles terão até o dia 13 seguinte para comparecer à respectiva instituição de ensino e comprovar as informações prestadas no ato da inscrição.
Uma segunda chamada será publicada no dia 20 de fevereiro com prazo até o dia 24 seguinte para comprovação das informações. Já os interessados em participar da lista de espera deverão manifestar interesse nos dias 7 e 8 de março. A lista será liberada para as instituições no dia 10 do mesmo mês. Neste caso, a comprovação acontece nos dias 13 e 14 de março.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou pelo telefone 0800-616161.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*