400 candidatos solicitam registros de candidaturas em Porto Velho

politicospvhcandidados

Os sete candidatos a prefeito de Porto Velho, que foram previamente anunciados pelos partidos e coligações, solicitaram o registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) dentro do prazo, que terminou na última segunda-feira (15). No voto majoritário, apenas uma candidata concorre na representação feminina, sendo esta no cargo de vice-prefeita.
Na disputa às vagas de vereador, 414 candidatos fizeram pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, mas esse número pode aumentar para 440, segundo o TRE-RO. Isto pode acontecer devido às vagas remanescentes e outras hipóteses legais que poderão ser requeridas até o dia 2 de setembro.
O número de candidatos registrados este ano, até 15 de agosto, é superior ao que foi registrado no mesmo período em 2012, quando houve 400 solicitações de registro de candidaturas.
No prazo prorrogável, com substituições de candidatos e vagas remanescentes, o número de candidaturas aos cargos de prefeito e vereador, em 2012, chegou a 432.
Para o pleito deste ano foram confirmados registros de sete coligações e de oito partidos, que concorrerão isoladamente. Ao todo, segundo o TRE-RO, 31 partidos disputarão as eleições na na capital. Em todo o estado, a Justiça Eleitoral informou que foram confirmados 4.530 registros de candidatos.
Campanhas
As campanhas eleitorais já foram autorizadase iniciaram na última terça-feira (16). Os pedidos de voto podem ser feitos pela internet, de forma gratuita, com utilização de carro de som e por distribuição de material gráfico. O regulamento quanto às publicidades já está disposto no site do TRE-RO. O horário eleitoral gratuito na televisão deve começar no dia 26 de agosto.
Fiscalização
O eleitor também pode fiscalizar o candidato e denunciar propagandas ilegais, compras de votos e outros crimes eleitorais ao Ministério Público (MP) ou ao próprio juiz eleitoral.
Na sessão administrativa de terça-feira, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução que institui, em âmbito nacional, o aplicativo Pardal para dispositivos móveis (celulares e tablets), voltado para as Eleições de 2016.
Por meio do aplicativo, os eleitores poderão informar à Justiça Eleitoral e ao MP irregularidades encontradas nas campanhas eleitorais em seus municípios. A solução Pardal foi desenvolvida em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). No pleito de 2014, o aplicativo também foi utilizado de forma localizada por alguns estados. Agora, será ampliado para todo o país.
Alguns TREs também permitirão que as denúncias sejam feitas pela internet, por meio do serviço “Denúncia Online”, ou ainda por meio de ouvidoria.
As eleições municipais serão disputadas no dia 2 de outubro. O período de campanha eleitoral foi reduzido, de 90 dias passou para 45.
Confira os candidatos que concorrem ao cargo de prefeito e vice em Porto Velho:
Hildon de Lima Chaves (PSDB), vice Edgar do Boi (PSDC)
José Ribamar de Araújo (PR), vice Pastor James Melo (PR)
Léo Moraes (PTB), vice Dr. Amado Rahhal (PP)
Mauro Nazif Rasul (PSB), vice Ana Maria Negreiros (PDT)
Pimenta de Rondônia (PSOL), vice Valdemir Azzi (PSOL)
Roberto Sobrinho (PT), vice Antônio Alves Ferreira (PT)
Williames Pimentel (PMDB), vice Pastor Severino (DEM)

Fonte: G1/RO

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*