Festival Folclórico de Parintins terá menos policiais e os 10 jurados serão de único estado

Parintins2016

A segurança do Festival Folclórico de Parintins será feita por apenas 200 policiais, contra os 700 enviados pelo Governo do Estado nos anos anteriores. A decisão foi comunicada nesta semana, pelo secretário estadual de Cultura, Robério Braga, ao prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás. A festa acontece nos dias 24, 25 e 26 próximos.
“Autoridades de segurança haviam dito, em reunião anterior, que o mínimo necessário, por conta de folgas e o necessário descanso, seria de 430 policiais”, revelou Carbrás.
O representante do Ministério Público Estadual do Amazonas (MPE-AM) na reunião, o promotor André Seffair, exigiu garantias de que isso será suficiente para segurança dos torcedores e integrantes dos bumbás. E se deu por satisfeito com as explicações.
“A empresa Tucunaré será a responsável pela organização geral, no receptivo dos setores pagos, enquanto a Prefeitura fica com a parte das galeras (grátis)”, finaliza o prefeito.
Jurados
O sorteio para a escolha dos 10 jurados do Festival Folclórico de Parintins 2016 acontece neste sábado (18), às 11h (horário de Manaus), na TV A Crítica, durante o programa Arena dos Bumbás.
Entretanto, diferentemente de como ocorria em edições anteriores do evento, este ano todos os 10 jurados serão de um único estado de origem. Dos 27 estados brasileiros, serão excluídos os sete estados da região Norte e os três estados (de quem julgou o festival) do ano passado, que foram Goiás, Distrito Federal e Alagoas.
“Os nomes dos 17 estados que sobrarem vão para uma urna. Serão sorteados 9 estados, que vão ficar ‘na berlinda’, e cada representante vai eliminar (vetar) quatro estados. O estado que sobrar será de onde virão os jurados do festival deste ano.
Nos anos anteriores eram jurados de três estados diferentes, porque os bois tinham direito de vetar só três estados.

Comentar

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*